Psicanálise Online
Objetivo do Curso
Habilitar e certificar novos profissionais, podendo estes exercer a profissão de psicanalista; Proporcionar reflexões e estudos teóricos sobre a Psicanálise Freudiana e demais correntes afins;
Promover o conhecimento nas áreas da Saúde mental, compreendendo a psique humana; Identificar os princípios teóricos e práticos da Psicanálise;
Diferenciar os vários conceitos das correntes psicanalíticas.
A quem se destina o curso
Pessoas interessadas ao conhecimento do desenvolvimento da psique humana e ao estudo do inconsciente;
Profissionais interessados em agregar o conhecimento psicanalítico em outras áreas.
Módulos
01. Introdução à Psicanálise
02. Teoria das Pulsões
03. Estruturas e desenvolvimento das neuroses
04. As fases do desenvolvimento humano
05. Estruturas e desenvolvimento das psicoses
06. Teoria e técnica na clínica psicanalítica
07. Estudo dos símbolos
08. Estudos e análise dos sonhos
09. Doenças psicossomáticas
10. Estudo e análise semiológicos
11. Psicanálise e espiritualidade
12. Sexologia e psicanálise
13. Psiquiatria e psicanálise
14. Psicoterapia breve
15. Psicoterapia Psicanalítica
16. Psicoterapia para crianças e adolescentes
17. Neurociência e psicanálise
18. Pedagogia e psicanálise
19. Estudos das obras de Freud
20. Técnicas Contemporâneas de Acesso ao Inconsciente
21. Teoria Lacaniana
22. A Psicanálise e os atendimentos online
23. Metodologia Científica I
24. Supervisão
25. Teoria Junguiana
26. Farmacologia e psicanálise
27. Filosofia e psicanálise
28. Estudos e normas da ética na psicanálise
29. Psicanálise e os processos de análise na arte e cultura
30. Direito e Psicanálise
O que está incluso no pagamento do curso
Supervisão Clínica;
Suporte Acadêmico: Supervisão e orientação dos trabalhos;
Aulas teóricas mensais;
Textos de leituras (podendo ser impressos ou digital).
O que não está incluso no pagamento do curso
Análise pessoal;
Atendimento Clínico; (Estágio).
Para tornar-se psicanalista é necessário o cumprimento do Tripé psicanalítico:
Teórico e técnico;
Supervisão prática clínica;
Análise pessoal.
Duração do curso
24 meses
Valor do curso
R$200,00 em 30 parcelas pago até a data de vencimento.
Dúvidas no curso de psicanálise:
A Psicanálise é considerada teoria, portanto todos os cursos livres de psicanálise não possuem regulamentação pelo MEC, Concluído o curso de psicanálise, e consequentemente todas as suas exigibilidades, o aluno terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista, receberá seu certificado expedido pelo Instituto Roseli D Morais, e chancelado pela Associação Brasileira de Integração dos profissionais de Psicanálise Clínica (ABIPP), sendo este diploma reconhecido em todo o Brasil. Podendo atuar em consultórios, clínicas, hospitais, Instituições públicas e particulares.
Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50.
Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Podendo ser exercida em todo o País sem problemas legais.
O Reconhecimento de uma Associação ou Instituto de Psicanálise por outras entidades similares, e o seu reconhecimento e regulamentação pela Sociedade requerem algumas exigências:
1- Que a Instituição seja uma Entidade jurídica, oficialmente regulamentada nos órgãos oficiais da Federação Nacional, Estadual e Municipal em que se encontra instalada. Toda a Instituição de Psicanálise nesta condição é regulamentada pelo Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho, Aviso 257/57.
2- Que possua objetivos definidos e expressos socialmente, através de Estatuto oficializado em Cartório, que possua Regimento interno constante de normas e regras deontológicas mediadas por um Conselho de Ética que norteia as relações entre os associados, entre psicanalistas e analisados, entre a Associação e outras Entidades similares e a Sociedade como um todo.
3- Que atenda as exigências pertinentes a construção do psicanalista, que se constitui de três eixos: Estudo teórico, Análise clínica e Supervisão.
4- Que os seus associados sejam analisados e supervisionados por analistas credenciados para o exercício da Psicanalise.
5- Para uma Instituição de Psicanálise ser reconhecida e regulamentada não implica que a mesma possua vínculos com Entidades fora do seu país, entretanto esse vínculo pode surgir. Na medida que a Entidade se estabelece enquanto Instituição respeitada pela sociedade local, pela sua credibilidade nos critérios éticos adotados, sendo natural que ela se divulgue, formando relações com Entidades similares igualmente idôneas fora de seu território Nacional.
6- O reconhecimento de uma Instituição de Psicanálise deve ter como estrutura a sua competência, responsabilidade e qualidade, possuindo a filosofia de promover o bem-estar social a partir do desenvolvimento e reconstrução do indivíduo como ser e cidadão, utilizando a técnica e a prática analítica com objetivo de fortalecer e ressignificar os sintomas, favorecendo melhorias pessoais, profissionais e espirituais na vida do sujeito. Estabelecendo a expansão da Instituição, tornando esta conhecida pelo profissionalismo confiável, fortalecendo a sua credibilidade gradativamente, alcançando novos associados que compartilham com os mesmos objetivos e valores.
Tem alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem preenchendo o formulário abaixo ou pelo Whatsapp