A partir das hipóteses acerca dos instintos da criança e suas angustias, com base nos pensamentos de Reld, Federn e Freud iremos refletir em alguns conceitos e análises, os quais destacaremos o papel da psicanálise na educação, buscando realizar uma reflexão nos processos educativos, destacando a importância dos mecanismos de identificação projetiva no quadro da aprendizagem e da relação educativa.
Redl (1933) relata que não existe nada em comum em relação às angustias do educador e a psicanálise “os conhecimentos teóricos da Psicanálise e mesmo da Psicologia não tem qualquer interesse para a prática pedagógica, uma vez que tratam de um setor da vida psíquica com o qual o educador não tem praticamente contato, mesmo tendo em conta que, na sua prática, é constantemente atingida pelos efeitos indiretos”.
Encontramos outras posições como de Federn (1930) “Na ação pedagógica, como na Psicanálise, será absolutamente necessário ter em conta os aspectos transferenciais envolvidos na relação,” para Federn a partir da descoberta da transferência por Freud, a psicanálise faz parte das técnicas pedagógicas, significando a necessidade de uma posição dogmática da psicanálise para fazer uma ligação coerente entre educador e aluno, ou seja, a necessidade da transferência que o aluno encontra no educador.
Como estamos relacionando o papel da psicanálise na educação é impossível não destacar o pai da psicanálise e seus pensamentos, Freud distingue as diferentes naturezas das duas práticas, Pedagogia e Psicanálise, onde a ação educativa não deve ser confundida com os métodos de ação da psicanálise, muito menos ser substituída pela psicanálise, no entanto o educador deve considerar e aplicar a técnicas analíticas, ou seja, o educador deverá tomar consciência do material que lhe é trazido pelos alunos, colocando em questionamento se possível e utilizando o material nas atividades pedagógicas. “Sabemos que a criança humana não pode completar com sucesso seu desenvolvimento para o estágio civilizado sem passar por uma fase de neurose, às vezes mais distinta, outras, menos. Isso se dá porque muitas exigências instintuais que posteriormente serão inaproveitáveis não podem ser reprimidas pelo funcionamento racional do intelecto da criança, mas têm de ser domadas através de atos de repressão, por trás dos quais, via de regra, se acha o motivo da ansiedade. A maioria dessas neuroses infantis é super espontaneamente no decurso do crescimento, sendo isso especialmente verdadeiro quanto às neuroses obsessivas da infância. O remanescente pode ser eliminado mais tarde ainda, através do tratamento psicanalítico”, Freud em O futuro de uma ilusão.
Dentro do desenvolvimento da criança é importante destacarmos o papel das pulsões, desejos, motivações e intenções inconsciente. Importante destacarmos que no desenvolvimento da criança torna-se diferente de aprender e produzir conhecimento sobre o real, e a psicanálise como modo de produção deste conhecimento desdobra-se nestas dimensões. Freud considera a aprendizagem humana como um conceito que não é unitário, mas variável e complexo, no seu ponto de vista a psicanálise e a educação, separadas ou em conjunto, não poderão ser os únicos árbitros da verdade e da produção do conhecimento.
Importante destacar que a psicanálise contribuiu para a entrada no campo da pedagogia de elementos de reflexão para o processo do ensino aprendizagem, como transferência, contratransferência, consciente e inconsciente. Contribuindo para a investigação do desenvolvimento da criança, e nos processos pisco afetivos e de pensamentos. Portanto a reflexão psicanalítica aplicada no campo pedagógico permite reconhecer as diversidades de fatores envolvendo a aprendizagem. Uma das mais importantes contribuições são os aspectos escondidos na educação e na aprendizagem: os aspectos inconscientes da relação educativa.
😍 Importantes contribuições aspectos importantes a serem refletidas.